quinta-feira, 30 de abril de 2009

História da bateria


O conceito da precursão é bastante antigo, a classificação oficial para este instrumento encaixa na categoria dos MEMBRAFONES, ou um instrumento que cria som através de uma pancada deferida por um objecto normalmente de ponta redonda sobre uma membrana esticada no corpo da mesma.
Usar aqui o termo bateria não é o ideal visto que na antiguidade a mesma não existia com o formato que hoje tem.
Um bombo, timbalão ou tarola consiste num corpo, normalmente de madeira, uma membrana esticada sobre os dois lados do corpo, umas chaves que consoante o aperto soltam ou apertam a membrana contra o corpo e dai provocar diferentes tonalidades.
Os primeiros registos que existem de algo parecido com esta descrição remontam a 6000 A.C. Umas escavações feitas na Antiga Mesopotâmia trouxeram à luz do dia pequenos tambores cilíndricos datados de 3000 A.C. Muitas pinturas rupestres encontradas em grutas no Peru mostram bombos e tambores usados nas mais variadas actividades sociais da época. Este instrumento nem sempre foi usado exclusivamente para fazer música mas também como forma de comunicação.

A Origem da bateria como é vista nos dias de hoje

No final do século XVIII os bombos eram usados em News Orleans nas “marching bands”, eram de diferentes tamanhos e afinados em diferentes tonalidades. Chegou-se à brilhante conclusão que um homem poderia tocar mais do que um instrumento e então adicionaram-se os timbalões e os pratos, que foram inventados na China.
Em 1919 o baterista William F. Ludwig construiu o primeiro pedal de bombo, essa foi a primeira grande invenção neste instrumento.
Por volta dos anos 30 o Kit de bateria Standart como o conhecemos hoje começava a tomar forma, consistia num bombo com pedal, tarola, timbalões, prato de choque e uns enormes pratos suspensos, já nessa altura a Zildjian era a primeira marca registada no mundo dos instrumentos musicais. Conta-se também uma versão que diz que apareceu a primeira vez num dia em que faltaram dois músicos (o que tocava caixa/tarola e o que tocava pratos) e que o “bombista” de serviço se ofereceu para tocar tudo ao mesmo tempo… a lenda continua viva.
Seguiu-se a evolução natural, com o aparecimento dos primeiros mestres da bateria como Jones e o grande Gene Kupra, eles foram pedindo mais e melhor, apareceram os timbalões maiores e um de chão, os suportes para os pratos que até então estavam ligados ao bombo e pedais mais rápidos.

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