quinta-feira, 21 de maio de 2009

Historia da musica na Antiguidade (até 400 d.C.)

A música assumiu um papel central nas diversas actividades diárias das grandes civilizações da antiguidade, nomeadamente no Egipto,Grécia e Roma.
Grécia:
A Grécia aparece muito ligada à poesia e à escrita que, a par com a música, participavam como forma de expressão nos teatros. A civilização grega teve um papel fundamental para a evolução da história da música ocidental, sendo de destacar o seu contributo essencialmente em relação ao ritmo e à notação musical.
Sabe-se que em Atenas se realizavam anualmente concursos de canto e que as peças de teatro eram acompanhadas por música.
Os gregos já tinham noção do culto da música como arte e como ciência, pois a música era tão valorizada que fazia parte das quatro disciplinas essenciais para a educação dos jovens.
Foi também na Grécia Antiga que surgiu o órgão.
Instrumentos:
Os instrumentos usados por esta civilização são o aulos, a lira e os instrumentos de percussão.
Egipto:
O Egipto , situado a nordeste de África, caracteriza-se essencialmente pelos seus monumentos como as pirâmides e as esfinges. No Egipto fazia-se música tanto no palácio do faraó como no trabalho do campo ou ainda no culto dos mortos. Eram normalmente as mulheres que tocavam.
A música tinha uma origem divina e estava muito ligada ao culto dos deuses
Instrumentos:
Os instrumentos usados eram essencialmente harpas, liras, flautas, alaúdes e instrumentos de percussão.
Roma:
Toda a música do império romano foi influenciada pela dos gregos. Em Roma, as lutas dos gladiadores eram acompanhadas por trombetas. A música estava sempre presente nas casas dos homens e mulheres com muito dinheiro. Nas ruas davam-se pequenos espectáculos de malabarismo e de acrobacia que eram sempre acompanhados por flautas e pandeiretas.
Destaca-se nesta cultura a invenção do órgão hidráulico.
O órgão hidráulico é um tipo de órgão que funcionava a água.

Sem comentários:

Quem criou o Pop Rock