quinta-feira, 21 de maio de 2009

Historia da musica no Renascimento (de 1450 a 1600)

O período renascentista é caracterizado pela mudança de pensamento do homem perante o mundo. Sabe-se desde logo que esta mudança vai também influenciar a arte. O homem do renascimento já não vive apenas dominado pelos valores da igreja, agora encontra valores nele próprio e na natureza. A igreja também se tornou menos rígida e permitiu uma troca maior entre a música sacra e a música profana.
É nesta altura também que os donos das cortes e homens ricos concedem oportunidades de trabalho aos compositores e aos músicos, promovendo festas, audições e acontecimentos culturais.
Neste período, as obras musicais que se desenvolvem são essencialmente vocais, ou melhor, a música vocal polifonia é a composição mais comum.
Música vocal polifonia: composição vocal com diferentes vozes que cantam em simultâneo, na qual cada uma das vozes canta uma melodia diferente das restantes.
As formas vocais mais importantes deste período são: os madrigais, a missa, e o motete.
É também no renascimento que, apesar de se continuar a utilizar os instrumentos para duplicar, reforçar ou substituir as vozes, se começou a desenvolver uma música composta para ser tocada por instrumentos musicais, destacando-se o alaúde e as violas de gamba.

Sem comentários:

Quem criou o Pop Rock